Primeira Guerra Mundial
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
1. Causas São várias as causas que deram origem à Primeira Guerra Mundial. Alguns povos desejavam sua independência (por exemplo, os bascos e catalães queriam sua independência com relação à Espanha e os irlandeses queriam sua independência com relação à Inglaterra) enquanto que outros países desejavam unificações (como o pan-germanismo da Alemanha, o pan-eslavismo da Rússia e a Grande-Sérvia por parte da Sérvia). Há que se lembrar, também, da corrida imperialista e da decadência do Império Turco-Otomano, fatos que levaram os países europeus a disputarem territórios na Ásia e na África.
2. Alianças Militares
A Primeira Guerra Mundial colocou, frente a frente, duas alianças militares opostas. De um lado, a Tríplice Aliança era composta por Alemanha, Itália e Áustria-Hungria. De outro lado, a Tríplice Entente era composta por Inglaterra, França e Rússia.
3. Estopim Em 1914, o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono da Áustria-Hungria foi assassinado na Sérvia por um estudante local. A Áustria-Hungria declarou guerra à Sérvia, que foi defendida pela Rússia. Iniciava-se, assim, a Primeira Guerra Mundial.
4. Mudanças em 1917 Em 1917, dois fatos foram decisivos para a Primeira Guerra Mundial: a saída da Rússia e a entrada dos EUA em seu lugar (na Tríplice Entente). A Rússia vivenciava um conflito interno: a Revolução Russa, que levou à guerra civil e à implantação do socialismo ali. O país não tinha como lidar com as duas dificuldades, e teve que retirar-se da guerra. Os EUA entraram no decorrer da guerra, quando a Marinha alemã atacou navios norte-americanos. Os EUA decidiram a batalha a favor da Tríplice Entente, pois participavam com muito dinheiro, novas tecnologias e armamentos e soldados descansados e bem alimentados (pois, até então, não tinham participado do conflito).
5. Consequências A Primeira Guerra Mundial terminou em 1918,