Primeira Gera O Do Romantismo Em Portugal
A influência das revoluções francesa e industrial e do pensamento liberal se deu em todos os campos, e a própria literatura mostra essas influências. A liberdade ultrapassa as regras, a razão predomina sobre a emoção. O romantismo mostrase como um novo modo de expressão em toda a Europa e, consequentemente, em Portugal.
Tem como marco simbólico a publicação do poema Camões, de Almeida Garrett, em
1825, i nspirado na epopéia Os Lusíadas. A narrativa deste autor, é uma biografia sentimental de Luís de Camõe
s. Contudo, só anos mais tarde este movimento literário se enraizará em
Portugal.
Buscavase gradativamente, apagar os modelos clássicos que ainda permeavam o meio sócioeconômico. Os escritores dessa época, eram românticos em espírito, ideal e ação política e literária, mas ainda clássicos em muitos aspectos.
Início: 18251840
Contexto Histórico: Nesse meio tempo aconteceu em Portugal: Com a invasão de Napoleão em Portugal houve fuga da côrte portuguesa para o Brasil; a Guerra Civil Portuguesa
Absolutistas X Liberais (18321834).
Ideais: embasados na pureza e
Originalidade, Subjetivismo, Idealização da mulher,do amor e da natureza, Nacionalismo, Historicismo e
Medievalismo.
Principais Autores:
● Alexandre Herculano Medievalismo, ficção e nacionalismo;
Herculano, exilouse na Inglaterra e na França, criando polêmica com o clero, por participar da lutas liberais. Junto com Garrett, foi um intelectual que atuou bastante nos programas de reformas da vida portuguesa.
● Almeida Garrett Nacionalismo e ideologia liberal;
Almeida Garrett, cultivou a oratória parlamentar, o pensamento pedagógico e doutrinário, o jornalismo, a poesia, a prosa de ficção e o teatro, o qual entrou em contato com o de Shakespeare quando em exílio na Inglaterra. Teve uma vida sentimental bastante atribulada em