Primeira Fase da arquitetura brasileira
ARQUITETURA E URBANISMO
ARQUITETURA RELIGIOSA – PRIMEIRA FASE
PORTO VELHO 2015
FACULDADE INTERAMERICANA DE PORTO VELHO
ARQUITETURA – PRIMEIRA FASE
AMANDA ARAÚJO DE OLIVEIRA
PAULO AUGUSTO DEPEIZA MALONEY
PORTO VELHO
2015
FACULDADE INTERAMERICANA DE PORTO VELHO
2015
ARQUITETURA RELIGIOSA BRASILEIRA – PRIMEIRA FASE
Trabalho elaborado como requisito para a obtenção de nota parcial na disciplina de Arquitetura Brasileira.
Docente:
Prof(a). Kaciane Moretto
FACULDADE INTERAMERICANA DE PORTO VELHO
1. INTRODUÇÃO
A Arquitetura religiosa conseguiu sua maturidade política e econômica durante a Idade Média, assim ela passou a ser a instituição multinacional organizada. Sendo assim ela começou a ser conhecida e ter um nome grande e inquestionável diante da sociedade que a conhecia antes de diversas formas de poder principalmente das formas morais e espirituais.
A PRIMEIRA FASE
A igreja viu a necessidade de criar as chamadas “ordens” desde a idade média, onde de repente a Europa se viu em um estado alarmante, doenças, pobreza e desigualdade fazem com que o homem acredite cada vez menos nas forças vindas do alto. As ordens se dividiam em “Ordens Religiosas” que possuíam seguidores ordenados padres, bispos, freiras, arcebispos, etc... “Ordens Leigas” era constituído por leigos, não eram sacerdotes da igreja, não faziam votos, mas nem por isso eram menos importantes, fizeram inúmeras boas ações, tendo como base a palavra de Deus.
A primeira fase da arquitetura religiosa no Brasil está diretamente ligada à colonização Brasileira, pois a coroa portuguesa agiu em conjunto com a igreja Católica, tendo em vista a grande influencia do clero através da evangelização. Os colonizadores viram a necessidade de um comum acordo entre as partes, já que nosso país possui um extenso território.
A primeira ordem a chegar ao Brasil foi a Ordem Religiosa