PRIMEIRA ENTREVISTA
Este trabalho tem como objetivo abordar métodos que Hector Juan Fiorini referentes à primeira entrevista e, as intervenções verbais que o paciente apresenta no decorrer da entrevista. Onde este primeiro momento seja esclarecedor e que tenha uma ordem e que não realize este momento apenas com objetivo de diagnosticar o indivíduo, mas sim realizar intervenções adequadas durante este primeiro contato. De acordo com o autor este primeiro contato com o paciente é muito importante, por isso deve ser bem estruturado, o que muitas vezes não acontece na prática sendo que, com frequencia essa entrevista parece confundida com o esquema tradicional de história clinica ou com estilo da primeira entrevista psicanalítica.
A PRIMEIRA ENTREVISTA
É importante em um primeiro momento destacar com maior evidência o papel que desempenha o primeiro contato entre terapeuta e paciente, onde vai depender desta primeira entrevista para dar continuidade ou abandono do tratamento.
O texto apresenta algumas fases sucessivas e varias tarefas que a entrevista deve cumprir para ser eficaz:
1. Diagnostico aproximativo inicial a partir dos dados fornecidos pelo paciente.
2. Esclarecimento inicial do terapeuta acerca da problemática formulada e da orientação terapêutica que decorre do diagnostico dessa problemática.
3. Elaboração conjunta desse panorama por meio de reajustes progressivos.
4. Obtenção de acordos gerais sobre o sentido e os objetivos que se atribuiriam à relação terapêutica que se proponha instalar entre os dois.
5. Acordos específicos sobre as condições de funcionamento dessa relação, onde seria o contrato.
6. Antecipações mínimas sobre o modo de conduzir a interação na tarefa.
Estas fases não pode ser rígida, unidirecional,onde cada um desses pontos leva a reajustar os anteriores, dando-lhes, maior precisão. Lembrando que não existe um tempo certo para realização dessas tarefas, podendo variar segundo a experiência do