Primavera arabe- sonsequencias

624 palavras 3 páginas
A Primavera Árabe
Introdução
Ninguém diria que o ato desesperado de um jovem tunisiano de atear fogo ao próprio corpo por estar revoltado com as condições de vida no seu país, daria inicio a uma onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra os governos árabes, denominada Primavera Árabe.
Revoltas
A raiz dos protestos iniciados em 2011 é o agravamento da situação dos países, provocado pela crise econômica e pela falta de democracia. A população do Egito, Tunísia, Líbia, Síria, Iêmen, sofrem com as elevadas taxas de desemprego e o alto custo dos alimentos e pedem por melhores condições de vida e reformas políticas.
As revoltas foram acontecendo em efeito dominó e por onde passaram deixaram milhares de mortos. A Tunísia foi a pioneira da Primavera Árabe, com protestos que começaram em dezembro de 2010 e deixaram mais de 70 mortos, depois os egípcios tomaram as ruas em 25 de janeiro de 2011, e foram fortemente reprimidos, em 18 dias já havia cerca de 846 mortos, em 27 de janeiro teve inicio as manifestações no Iêmen, mas elas ganharam força em 21 de fevereiro e o choque entre polícia e opositores causaram mais de 100 mortos, em 15 de fevereiro iniciaram-se os protestos na Líbia, e fala-se em mais de 20.000 mortos pela repressão,e em 15 de março deram- se inicio os movimentos na Síria que tem números em torno de 10.000 mortos.
Resultados
Apesar dos massacres as manifestações obtiveram resultados, no dia 14 de fevereiro de 2011 Zine El Abidine Bem Ali deixou o poder da Tunísia após 23 anos de ditadura e hoje responde a 18 processos, após sua queda a Tunísia encontrou relativa estabilidade em relação aos países vizinhos e em outubro foram realizadas as primeiras eleições democráticas de sua história, elegendo Moncef Marzouki presidente. Em 11 de fevereiro de 2011 Hosni Mubarak deixou o poder do Egito após 30 anos de ditadura e no dia 02 de junho de 2012 ele foi condenado a prisão perpétua pela morte de manifestantes civis durante as protestos e agora

Relacionados