Preço de Marketing
A formação do preço de venda dos produtos trata-se de uma estratégia competitiva de grande relevância para as organizações, que depende de informações geradas por toda a empresa, deste a produção do produto até a revenda ao cliente final. Las Casas (2006, p. 355) afirma que para formar preço “um dos primeiros passos é saber aonde se quer chegar com os preços”, ou seja, a estratégia e o objetivo da organização dentro do mercado devem estar bem estabelecidos, para depois de determinar o preço do seu produto.
Kotler e Armstrong (2004) argumentam que depois de decidido os objetivos, será mais fácil a determinação do preço do produto. Nestas condições o marketing possui várias funções, entre elas estão “corrigir mercado, aumentar o nível de conscientização dos consumidores em relação ao produto, transformar uma demanda negativa em positiva, gerar demanda, criar mercado, superar sazonalidades, entre outras.” (LAS CASAS, 2006).
Portanto, o setor de marketing deve analisar os clientes, o mercado, a oferta de produtos e a demanda. Estas informações são indispensáveis bem como o conhecimento sobre os custos, do governo, da concorrência, e da disponibilidade financeira do consumidor.
FATORES A SEREM CONSIDERADOS NA FIXAÇÃO DE RPEÇOS
Conforme Kotler e Armstrong (2004), “As decisões de apreçamento de uma empresa são influenciadas por fatores organizacionais internos e fatores ambientais externos.”. Segundo as definições dos autores temos:
FATORES INTERNOS
Os fatores internos que influem na determinação do preço incluem os objetivos de marketing da empresa, a estratégia do mix de marketing, os custos e a organização.
• Objetivos de Marketing: Antes de definir seus preços, a empresa deve decidir qual será sua estratégia para o produto. Quanto mais claros forem seus objetivos, mais fácil será estabelecer os preços. Exemplos de objetivos comuns: sobrevivência, maximização do lucro corrente, liderança na participação do