Previsão de vazões
Condições superadiabáticas têm ordinariamente um melhor desempenho hidrológico, pois sob essas condições a atmosfera torna-se instável, formando correntes convectivas, facilitando a dispersão de poluentes.
A maioria dos dados hidrológicos como os de precipitação e vazões dos cursos d’água são elementos de natureza histórica, porque cada um deles constitui um evento que não pode ser repetido na prática sob controle de um experimentador.
Os dados experimentais podem ser verificados e comparados por meio da repetição de um dado experimento. Os dados históricos, ao contrário, não podem ser confirmados por repetição do fenômeno em laboratório, tornando-se necessária a observação e o registro contínuos, para possibilitar a comparação, verificação e análise dos mesmos.
Hidrologia Paramétrica: baseia-se na análise e no desenvolvimento de relações entre as características físicas em jogo nos acontecimentos hidrológicos e no uso dessas relações.
Hidrologia Estocástica: baseia-se nas características estatísticas das variáveis hidrológicas, para resolver problemas com base nas propriedades estocásticas daquelas variáveis. Variável estocástica é aquela cujo valor é determinado por uma função probabilística qualquer.
CLIMA: Conjunto dos fenômenos meteorológicos que caracterizam o estado médio da atmosfera de um lugar, ao longo dos anos.
TEMPO: conjunto de valores que, num dado momento e num certo lugar, caracterizam o estado atmosférico.
Para descrever o clima de um determinado lugar é importante saber a dinâmica atmosférica dessa área: as variações diárias anuais da temperatura, da umidade, da pressão atmosférica e o porque dessas oscilações.
Os elementos mais importantes para a explicação da mudança no comportamento dos fenômenos atmosféricos são as massas de