Previsão de demanda
Aula 04
O Macro e o Microambiente
• Segundo Tachizawa a empresa cresce refletindo a lógica e a dinâmica do setor econômico ou ramo de negocio do qual faz parte. O Macro e o Microambiente
• O microambiente de uma empresa demonstra quais os setores estão diretamente ligados às atividades da empresa.
• No macroambiente a sociedade exerce forças que afetam todos os agentes no meio ambiente da empresa.
– Essas forças criam oportunidades e ameaças à empresa, sendo variáveis muitas vezes incontroláveis, sob o ponto de vista da organização. Macro e microambientes das empresas O quadro acima mostra não só o microambiente das empresas que é de mais fácil controle como também seu macroambiente, o qual as empresas não possuem controle algum, o que pode prejudicá-las na hora de definir seus sistemas e métodos de Gestão Ambiental:
Tipos de Organizações e seus diferentes impactos ambientais
• Entre esses agentes estão:
– Estado: utiliza instrumentos legais com o objetivo de proteger a saúde das pessoas e o bem estar comum, representado pelo meio ambiente natural e os benefícios que causa à sociedade em geral.
– Comunidade: cada vez mais presentes se tornam importantes atores em relação aos problemas de contaminação, pois são as primeiras que sofrem as conseqüências da poluição, e em função disso apresentam uma capacidade de resposta mais rápida.
– Mercado: as empresas atuam em diversos mercados, que podem ser tanto locais, regionais, nacional ou global, e com isso há um crescente aumento da consciência ambiental, que varia em função do mercado.
– Fornecedores: há um número crescente de empresas que são fornecedoras de outras e que necessitam ter um bom desempenho ambiental em toda a sua cadeia produtiva, os que as obriga a fazerem exigências aos seus próprios fornecedores para que sejam portadores de certificações ambientais e se tornem unidades produtivas que