Previsão de demanda
Atualmente as empresas passam por uma análise de melhoria, onde a mesma envolve todas as áreas da empresa. É necessária esta para ficar de acordo com o mercado e com o mundo globalizado, para estarem aptos a competir com seus concorrentes.
O sucesso do Planejamento e do Controle de produção depende do método de Previsão de Demanda, que é o primeiro passo para a produção.
Foram buscados dados de histórico de venda e de como funciona atualmente a previsão de demanda da Indústria Sigma Eletro Eletrônica Ltda e também houve um benchmarking com duas empresas que são referência quanto ao PCP e as mesmas atuam com componentes qualitativos e quantitativos, onde a Sigma só adquiri os qualitativos.
A produção é um processo planejado e organizado para transformar insumo em produto acabado, que atendam às necessidades dos consumidores, destacando que pode ser um diferencial da empresa, pois é através dela que o capital gira.
No processo de decisões o PCP é muito importante, pois serve como suporte na área de produção. Opera no planejamento de longo prazo (nível estratégico), médio prazo (nível tático) e curto prazo (nível operacional).
A Previsão de Demanda é o alicerce para o Planejamento Estratégico da Produção, vendas e finanças.
Nas previsões são estimadas demandas futuras, para que haja um plano envolvendo todos os aspectos para produção desses bens, na quantidade, qualidade e momento certo. É importante sempre haver revisões das previsões, para o aperfeiçoamento das mesmas. Um conflito que geralmente ocorro nas áreas de produção e vendas é a previsão de vendas serem muito alta ou muito baixa. Se for muito alta, gerará desnecessariamente estoque e despesa, se for muito baixa, não estarão aptos a atenderem as necessidades dos clientes.
Métodos de Previsões:
O método qualitativo é utilizado no caso