Previdência
Fernanda Brigatti do Agora
O segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que tem período de contribuição mais antigo enfrenta dificuldades para incluir esses trabalhos na contagem de tempo na hora de se aposentar.
O Agora traz hoje dicas de advogados para resolver os problemas mais comuns relatados pelos segurados e, assim, garantir a inclusão das contribuições.
Uma das dificuldades mais comuns refere-se às contribuições anteriores à criação da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), em 1976.
Até então, a carteira bastava para provar o vínculo.
A partir de 1989, essas informações passaram também para o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), que é o documento usado pelo INSS para contabilizar o tempo de contribuição e calcular a média dos pagamentos. como garantir os meus direitos no plano de saúde?
Viviam Nunes do Agora
Com frequência, os segurados reclamam de problemas com seus planos de saúde.
A recusa das operadoras em pagar remédios importados ou de liberar determinados tratamentos, os reajustes abusivos e as limitações das sessões de terapia são algumas das questões que mais causam dor de cabeça.
Quando todas as possibilidades de negociação se esgotam, entrar na Justiça pode ser o único caminho para obter tratamento.
Investidas desse tipo, além do desgaste causado ao consumidor, geram custos, como com o advogado.
Tomar alguns cuidados, entretanto, aumenta as chances de vitória.
A advogada Estela Tolezani explica que, para entrar com ação, é necessário levantar documentos, como os exames laboratoriais e os comprovantes de pagamento do convênio
Relator do STF pede acúmulo de aposentadoria com auxílio
Viviam Nunes do Agora
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux elaborou um relatório neste mês no qual defende o acúmulo do auxílio-acidente com a aposentadoria concedida após 1997 e pede que o tribunal dê sua palavra final sobre o assunto.
O relatório