Previdência social
Danyele Silva dos Santos1
RESUMO
Todo trabalhador tem direito a receber do Estado proteção de situações como doença, velhice e desemprego, para si mesmo e para sua família, independente de qual for sua atividade laborativa. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 igualou os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, ampliando, assim, a aplicação da Seguridade Social a todo trabalhador brasileiro. Com isso, respeitando as dificuldades que o trabalhador rural enfrenta no seu dia a dia, o benefício de Aposentadoria por Idade trouxe privilégios a esta espécie de trabalhador, garantindo efetivamente sua proteção e de sua família pelo Estado.
Palavras-chave: previdência social, seguridade, trabalhador rural.
ABSTRACT
Every workeris entitled to receivestateprotectionsituationssuch as illness, old age and unemployment, for yourself andfor your family, regardless of what theirlabor activity. The Constitutionof the Federative Republicof Brazil in 1988equaledthe rights ofurban and rural workers, thus, wideningthe applicationof social securityto allBrazilian workers. Thus, respectingthe difficulties thatrural workersface intheir daily lives, forthe benefit ofRetirementAgeprivilegesbroughtto thiskind ofwork, effectively ensuringtheir protectionand their familiesby the state.
Keywords: social security,social security, rural workers.
INTRODUÇÃO
Este trabalho temcomo objetivo discutir algumas informações básicas concernentes a legislação da Previdência Social e sua aplicação no que se refere à aposentadoria por idade do trabalhador rural.
Durante a pesquisa identificamos alguns dos princípios constitucionais da Seguridade Social tomando como referência o seu conceito, admitindoque se trata de um modelo que possui a Previdência Social, Assistência Social e a Saúde como espécies.
O estudo realizadofocalizou os aspectos da aposentadoria do trabalhador rural por idade, como os