previdenciario
Resumo
O Tribunal Superior do Trabalho (TST), a Instrução Normativa nº 30 de 2007, regulamentou a informativação do processo judicial, a assinatura eletronica, o sistema peticionamento eletronico, comunicação e informação dos atos processuais, e o eletronico no âmbito da Justiça do Trabalho.
O TST voltou-se ao desenvolvimento, com recurso próprios, de seu sistemapara ser aplicado nos processos de agravos de instrumentos recursos de revista, que resultou no E-Sij. Esse sistema além de contribuir para a celeridade processual, proporcionará economia anual da ordem de R$ milhões, entre despesas com correios, mão de obra terceirizada, mensageiros, grampos e outros materiais.
Em 2 de agosto de 2011, a E-Sij começou a ser implantado de forma intregal no TST, a exemplo do que já ocorreu no CSJT.
Com isso, os recursos que são encaminhados pelos Tribunais Regionais do Trabalho, assim como as ações originárias passam a tramitar, exclusivamente, por meio eletrônico. O sistema, que já sendo utilizado pela Presidênsia do Tribunal, passa a abranger todos os 26 gabinetes dos ministros do Tribunal. Também não haverá mais remessa de autos físicos processos em papel - de recurso de revistas ou agravo de TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO. CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA
O CONSELHO NACIONAL DA JUSTIÇA (CNJ), visando a informatizaçao do judiciario esta implantado o processo eletronico em diversas comarcas do Pais, efetivando o que há de mais moderno em termos de tramitação de processos.
Em junho de corrente ano, o Conselho Nacional de Justiça lançou o Processo Judicial ( PJ - e), um sistema desenvolvido em parceria com tribunais de todo Brasil e que utiliza certificação digital padrão / CP - Brasil.
Com a difusão dessa nova ferramenta de automação processual, o Conselho pretende tomar os trâmites na justiça mais seguros, rápidos e desburocratizados.
Os magistrados servidores e advogados poderão