previdencia
Na visita feita a agencia da Previdência social as funcionárias, e assistentes sociais, que nos atenderam foram muito claras ao explicar que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atua para garantir a renda do trabalhador e de sua família nos momentos de incapacidade ativa ocasionada por doença, acidente, gravidez, prisão, velhice e morte.
Sendo assim, a Previdência social oferece recursos como a aposentadoria, podendo ser esta; por idade, por tempo de contribuição ou por invalidez. Disponibiliza também os auxílios, sendo estes; por doença, reclusão e acidente. E além disso as viabiliza pensões que podem ser por morte, salário família, salário maternidade, especial (talidomida) ou assistência social – LOAS – BPC.
Todos os brasileiros ou naturalizados que estiverem dentro de um destes casos e se enquadrarem nos requisitos que lhe são atribuídos podem ser assistidos pelo INSS e assim são considerados o público da previdência social.
Ao conversarmos com a assistente social, ela nos revelou que o maior número de atendimento vem do chamado Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC-LOAS, o mesmo, é um benefício da assistência social, integrante do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, pago pelo Governo Federal, cuja a operacionalização do reconhecimento do direito é do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e assegurado por lei, que permite o acesso de idosos e pessoas com deficiência às condições mínimas de uma vida digna. Assim, podemos concluir que o público alvo são os idosos e as pessoas com deficiência.
Desta forma, compete ao Instituto Nacional do Seguro Social reconhecer os direitos e promover todos os meios para que os trabalhadores tenham acesso aos benefícios previdenciários. O atendimento da Previdência social é gratuito, simples, seguro e dispensa intermediários, e pode ser agendado