Previa Comex
1. O que é a ALADI?
A Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) é um organismo intergovernamental que, continuando com o processo iniciado pela Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC) em 1960, promove a expansão da integração da região, com vistas a garantir seu desenvolvimento econômico e social e tendo como meta final a criação de um mercado comum latino-americano.
2. Quando foi criada?
A ALADI foi criada com a assinatura do Tratado de Montevidéu 1980, em 12 de agosto de 1980.
3. Por que foi criada?
Em 1960 foi assinado o primeiro Tratado de Montevidéu, estabelecendo a Associação Latino-Americana de Livre-Comércio (ALALC). Naquela época, os países latino-americanos comercializavam principalmente com a Europa e os Estados Unidos.
A Segunda Guerra Mundial e os anos do pós-guerra produziram mudanças favoráveis para a economia dos países da América Latina, pois seus bens primários (carne, cacau, açúcar, etc.) encontraram mercados nas nações devastadas. Pouco tempo depois, os países europeus começaram a reordenar suas economias e a impulsionar a recuperação de seus setores agrícola e industrial. Essa nova realidade incidiu negativamente nas exportações latino-americanas.
Os governos latino-americanos, em seu propósito de encontrar medidas de correção e impulsionados pelas exigências de criar fontes alternativas de emprego para uma população com uma das taxas mais altas de crescimento (2,6%), iniciaram planos de industrialização para atender as necessidades de abastecimento de bens de consumo duradouros e bens de capital. Esse objetivo, unido ao interesse de captar maiores investimentos destinados ao desenvolvimento do parque industrial, tornava imperativa a ampliação dos pequenos mercados, de maneira que caíssem os custos da produção em massa e aumentasse seu rendimento, permitindo melhores possibilidades de concorrência.
Assim, em 1960 alcançou-se um acordo inicial entre sete países: Argentina,