Prevenção L.E.R
Artigo por Renan Italo Rodrigues Dias - domingo, 15 de junho de 2014
Atualmente é difícil imaginar a vida sem computador. Trabalho, pesquisas ou horas de lazer teclando. E as reclamações sobre dores no corpo são constantes…Toda essa atividade pode provocar a L.E.R – lesão por esforço repetitivo, ou D.O.R.T. -Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho. A L.E.R não é o diagnóstico mas a causa de doenças como a tendinite -inflamação do tendão.
Ela é geralmente mais associada ao trabalho informatizado, e representa quase 70% do conjunto das doenças profissionais registradas no Brasil, mas, na verdade, qualquer prática de atividade repetitiva pode desencadear lesões, como no caso do esporte.
Alguns fatores favorecem o aparecimento da L.E.R. Ergonomia inadequada, estresse e baixa temperatura. Com o intuito de estabelecer parâmetros que permitissem a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, criou-se a Norma Regulamentadora 17.
A fisioterapeuta Maria C. Santos da Universidade de São Paulo – USP, do LIIST – Laboratório de Investigação e Intervenção em Saúde do Trabalho, adverte para o problema: “Quanto mais o indivíduo puder administrar as horas de trabalho em relação ao esforço praticado, menor a chance de lesões”. A relação do indivíduo com o trabalho é muito importante. “É necessário prestar atenção na psicodinâmica do trabalho”, completa a fisioterapeuta.
Como diagnosticar: A L.E.R caracteriza-se por uma sensação de dor, fadiga e fraqueza persistentes. Ela pode ser encontrada em diferentes graus levando até mesmo a incapacidade total de trabalho.
Prevenção: Com objetivo de prevenir doenças em todas as pessoas que passam horas frente ao computador, o ideal é ter uma ótima cadeira giratória ou cadeira de escritório com braço, fazer uma pausa de hora em hora de 5 a 10 minutos para alongar o corpo.
A terapeuta Maria C. Santos desenvolveu uma