Prevenção e doenças de pele
As micoses são causadas por seres vivos vegetais e animais: os fungos.
A micose é uma doença de pele causada por fungos que pode afetar além da pele as unhas, couro cabeludo e a virilha. Ela pode manifestar-se de diferentes formas e em todas elas é necessário algum tempo de tratamento.
O tratamento para micose é feito com a toma de medicamentos por via oral e pomadas, durante semanas ou até meses. Os remédios caseiros são bons complementos e muitas vezes eficazes no combate à micose.
A micose mais comum é o pano branco, cujo nome cientifico é Pitiriase
Vesicolor
Como tratar micose
Para tratar a micose pode-se utilizar cremes, pomadas ou loções de uso tópico e em alguns casos a toma de medicamentos orais, quando receitados pelo médico. Mas um ótimo remédio caseiro para micose é expremer um dente de alho e colocá-lo sobre as lesões deixando-o atuar por 15 a 20 minutos.
O tempo de tratamento pode variar de 30 a 60 dias (nas mãos) e de aproximadamente 1 ano nos pés, e é importante que o paciente não abandone o tratamento antes da liberação do médico, pois é normal que os sintomas desapareçam antes da completa remissão da doença.
Prevenção
Como formas de prevenção da micose recomenda-se: ter bons cuidados de higiene; manter o corpo limpo e seco; evitar andar descalço em pisos úmidos ou públicos ; usar roupas íntimas e meias de algodão .
Impingem
A Tinea corporis ou Tinea corporal, popularmente conhecida por Impingem é uma doença de pele contagiosa causada por micróbios e fungos que criam pequenas bolhas contendo um líquido claro que adquire consistência purulenta um dia após surgirem. A seguir a bolha seca e ganha uma crosta amarelada que se desprende facilmente da pele. Seu tratamento consiste no uso de cremes e pomadas antifúngicas nos casos mais leves e nos casos mais graves a toma de medicamentos antifúngicos via oral pode não ser suficiente havendo a necessidade da toma de corticóides