Prevenção sexual
Aluna: Luzia Marianna Gomes Ratis de Araújo
Serie: 2° Ano / Manhã
Introdução
A EVOLUÇÃO DA PÍLULA ATRAVÉS
DOS TEMPOS Ao longo dos anos, mulheres de todo o mundo experimentaram as mais diversas e curiosas formas de contracepção. Com o decorrer do tempo, as pessoas e as coisas evoluíram gradativamente, e para melhor. As constantes pesquisas aliadas ao avanço da tecnologia na medicina e á bioquímica trouxeram inovações, alterando não só a quantidade e o componente em determinado método anticoncepcional,mas, criando novas alternativas de pílulas com baixasdeosagens de homônios e menos efeitos colaterais. Para entender um pouco dessa evolução, iremos voltar no tempo, desde os seus primórdios e ver como surgiu.
A HISTÓRIA E A EVOLUÇÃO DOS
CONTRACEPTIVOS
O movimento feminista que surgiu na década de 1960 fez eco às reividindicações das mulheres que estavam insaisfeitas como o seu papel social, que se restringia ao casameno e à meternidade. O desejo de ter maior atividade social e mais espaço no mercado de trabalho fez com que muitas mulheres se rebelassem,reclamando pelo seu direito de fazer sexo também por prazer e não exclusivamente para a prociação.
O resultado dessa luta não podia ser diferente: em menos de uma década, a pílula era o método anticoncepcional mais popular nos Estados Unidos. Desenvolvida pelos cientistas americanos, John Pock e Gregory Pincus, que apresentou o resultado dos seus estudos com compostos progestativos em coelhas. Nessa mesma época ainda na década de 60, o comprimido foi testado com sucesso em seis mil mulheres de Porto Rico e Haiti. Sua invenção tever enorme impacto social, provocado , em pouco tempo, uma revolução de costumes e de comportamento sexual de homens e mulheres; mas resisiu, atravessou fronteiras e chegou ao mercado. Com a chegada das pílulas, as mulheres foram liberadas da obrigação da