Prevenção do Crime através do Desenho Urbano
DIRETORIA DE INSTRUÇÃO E ENSINO
ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DA TRINDADE
CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS
1º CFO
Instrutor: Capitão PM Thiago Augusto VIEIRA
Cadete PM Daniel Gonçalves da Silva TOMAZELLI
A PREVENÇÃO DO CRIME ATRAVÉS DO DESENHO URBANO
E A SUA APLICAÇÃO NO ÂMBITO DA
POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA
Florianópolis
2013
2
1 INTRODUÇÃO
A prevenção do crime através do desenho urbano pode ser definida como o “Conjunto de ações e medidas com o objetivo de diminuir a probabilidade de ocorrência de delitos e aumentar a sensação de segurança, através de intervenções no desenho urbano.” (AMARO,
2005, p. 76)
Desde os tempos antigos o ser humano aprendeu a manipular seu comportamento através da alteração de certas características ambientais, com vistas à obtenção de atitudes pretendidas por quem construía tais locais. Em Acrópolis, Atenas, havia vários tipos de combinações de barreiras com o objetivo de barrarem intrusos. A edificação situava-se em local arquitetônico estratégico, possibilitando a vigilância e a autodefesa, no qual, do interior, se tinha a visão do exterior em todos os ângulos, também era possível manter a distância isolando e retardando a chegada do indesejável. (AMARO, 2005)
Figura 1. Edificação em Acrópolis (Atenas).
Fonte: Disponível em: http://www.guiadegrecia.com/atenas/acropolis.html.
Desde a década de 60, principalmente nos Estados Unidos e Inglaterra, há estudos sobre prevenção do crime através da arquitetura ambiental com relação direta entre detalhes arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos das cidades e os níveis de criminalidade.
(AMARO, 2005)
No Brasil o tema ganhou maior importância em 2007, pois após dois anos de pesquisas, realizadas pela Polícia Militar do Paraná, relacionando a criminalidade e o planejamento urbano, o Coronel Roberson Luiz Bondaruk publicou o livro “A Prevenção do
3
Crime Através do Desenho Urbano”, mostrando que