Prevenção de incendio
FOGO = combustível + fonte de calor + oxigênio
COMBUSTÍVEL: sólido (madeira, plástico, tecido), líquido (Volátil: álcool, éter, gasolina; nãovolátil: óleo, graxa), gás (butano, propano...)
COMBURENTE (OXIGÊNIO): ativador do fogo, presença no ar de no mínimo 16%.
FONTE DE CALOR: energia que inicia o fogo e propicia sua propagação. Faísca, chama, super aquecimento em máquinas e aparelhos energizados.
Incêndio é denominado o fogo que não tem controle.
É uma reação química em cadeia, o combustível inicia a combustão gerando calor, que vai desprender gases ou vapores combustíveis , sucessivamente.
A propagação do fogo só ocorre se houver: contato de chama com outros combustíveis, deslocamento de partículas incandescentes, propagação por condução
(transmissão de calor de molécula para molécula no próprio material), convecção(transmissão de calor através de massa aquecida causando deslocamento de chamas que produzem calor, gerando combustão e o fogo) ou irradiação(transmissão de calor através de ondas caloríficas sem qualquer meio material. PONTO DE FULGOR: temperatura mínima para que um combustível desprenda vapores ou gases inflamáveis. Esses gases não formam fogo porque a quantidade produzida não é suficiente. PONTO DE COMBUSTÃO: temperatura mínima para que um combustível desprenda vapores ou gases inflamáveis que com o O2 e uma chama conseguem manter o fogo.
TEMPERATURA DE IGNIÇÃO: Gases desprendidos dos combustíveis entram em combustão apenas pelo contato cm o O2 do ar, sem fonte de calor.
PROTEÇÃO ESTRUTURAL AO INCÊNDIO: paredes, portas corta-fogo, pisos, tetos e paredes incombustíveis, vidros resistentes, afastamento entre edificações, compartimentação entre áreas, isolamento vertical.
MEIOS DE FUGA: escada de segurança, iluminação de emergência, elevador de segurança.
MEIOS DE ALERTA: detectores de fumaça, alarme contra incêndios, sinalização de indicação.
MEIOS DE COMBATE: tem objetivo de