Prevenção de Incapacidades de Hanseníase
PREVENÇÃO E TRATAMENTO DAS INCAPACIDADES NA HANSENÍASE
ITABUNA
2014
DÉBORA SILVA SANTOS
PREVENÇÃO E TRATAMENTO DAS INCAPACIDADES NA HANSENÍASE
Pesquisa apresentado ao Curso de
Enfermagem do 5° semestre, da Faculdade de
Tecnologia em Ciências como requisito de avaliação para a disciplina de Saúde Coletiva da Professora Eliana Mello.
ITABUNA
2014
INTRODUÇÃO
A adoção de atividades de prevenção e tratamento de incapacidades será baseada nas informações obtidas através da avaliação neurológica, no diagnóstico da hanseníase. Estas informações referem-se ao comprometimento neural ou às incapacidades físicas identificadas. Deve haver um acompanhamento da evolução do comprometimento neurológico do indivíduo, através da avaliação neurológica, durante a consulta para administração da dose supervisionada do tratamento PQT. Serão adotadas técnicas simples e condutas de prevenção e tratamento de incapacidades adequadas ao caso.
Tanto as técnicas simples, como os procedimentos de autocuidados são selecionados a partir dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente com hanseníase, identificados durante a sua avaliação clínica.
Ações simples de prevenção e de tratamento de incapacidades físicas por técnicas simples devem ser executadas na própria unidade de saúde, inclusive por pessoal auxiliar, devidamente treinado e sob supervisão técnica adequada.
Casos que necessitem de cuidados mais complexos devem ser encaminhados à unidade de referência, onde haja fisioterapeuta ou outros profissionais especializados.
Cirurgias e atividades de readaptação profissional, serão executadas em hospitais gerais ou em unidades de referência especializadas em reabilitação.
A valorização da queixa é importante na avaliação, como subsídios para o diagnóstico e conduta.
PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE INCAPACIDADES FÍSICAS
No caso de identificação das