prevenção de acidentes em industrias de explosivos
O presente trabalho ira abordar sobre as formas de prevenção de acidentes em Indústrias de Explosivos onde o risco entre os trabalhadores é de grande proporção. A prevenção de acidentes em qualquer setor industrial é obrigatória por parte dos empregadores, por isso é indispensável todos os procedimentos de prevenção descritas na NR-19 que busca o cumprimentos de tais normas para o melhor funcionamento das indústrias e consequentemente a redução de acidentes e que consiste nos seguintes tópicos :
Estocagem e Armazenamento:
Os materiais devem ser armazenados e estocados de modo a não prejudicar o trânsito de pessoas e de trabalhadores, a circulação de materiais, o acesso aos equipamentos de combate a incêndio, não obstruir portas ou saídas de emergência e não provocar empuxos ou sobrecargas nas paredes, lajes ou estruturas de sustentação. As pilhas de materiais, a granel ou embalados, devem ter forma e altura que garantam a sua estabilidade e facilitem o seu manuseio.
Sobre o modo de empilhamento, separados de acordo com o tipo de material e a bitola das peças:
Figura 1- Armazenamento de materiais explosivos
Fonte: http://segurancaesaudedotrabalho.blogspot.com.br/
Deve admitir no interior dos depósitos de para armazenagem de explosivos as seguintes temperaturas máximas:
1. 27ºC para nitrocelulose, nitromido e pólvora química de base dupla;
2. 30ºC para acido pícrico e pólvora química de base simples;
3. 35ºC para pólvora mecânica;
4. 40º para trotil , picrato de amônio e outros explosivos não especificados.
Transporte e Manuseio:
Baseados na NR-19 , o transporte e manuseio dos explosivos devem ser muito cautelosos devido o grande risco aos trabalhadores e a comunidade em geral , portanto é necessário :
I. O transporte de explosivos e acessórios deve ser realizado por veículo dotado de proteção que impeça o contato de partes metálicas com explosivos e acessórios e atenda à regulamentação