Prevenção Auditiva
➢ A prevenção é a melhor escolha:
Na vida, existem coisas que não podemos perder, e a audição com certeza é uma delas. Sabendo disso, devemos ficar atento e se proteger são as melhores atitudes a ser tomada.
➢ Atenção cuidadosa durante o trabalho:
No dia a dia, existem várias situações em que podemos estar exposto ao barulho excessivo, e no trabalho, em diversos momentos o perigo é ainda maior por causa do funcionamento de máquinas e equipamentos que geram barulhos contínuos por horas seguidas.
➢ Atenção nas horas livres:
Estando fora do trabalho, o perigo do barulho em excesso também existe, como por exemplo em aeroportos, shows, boates, trânsito intenso, volume alto do MP3, campo de futebol, restaurantes, etc. Neste DDS a equipe de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho reuniu importantes informações para proteger a nossa valiosa audição.
Vamos agora conhecer alguns conceitos:
O que é o som?
É a vibração do ar. Essa vibração vem de uma fonte sonora que força o ar a vibrar. Pode ser, por exemplo, a laringe responsável pela fala junto com as cordas vocais ou mesmo um alto-falante.
Como o som acontece?
Como o alto-falante a membrana vibra e força as moléculas do ar a entrarem também em vibração. No caso da voz, é a passagem do ar pelas cordas vocais que inicia sua vibração e transmite para o ar. A vibração do ar pode ser maior ou menor, mais ou menos intensa. É isso que determina a frequência e a intensidade do som.
O que é o ruído?
O ruído é a mistura de sons. Suas frequências não seguem uma ordem precisa e são diferentes entre si. O ruído é o som que causa uma sensação desagradável e irritante.
Observação importante: Quando o ruído se transforma em risco?
Se estamos em um ambiente e não conseguimos ouvir perfeitamente as pessoas no mesmo recinto, isso é a indicação de que o local é bastante