Prevençao da raiva
A raiva é uma zoonose (doença transmitida de animais para o homem) causada por um vírus. É uma das doenças mais graves de que se tem conhecimento.
>> Como reconhecer um animal raivoso?
O cão suspeito pode apresentar comportamento alterado, latindo ou rosnando; mostrando os dentes, com os pêlos da nuca e dorso eriçados; salivar abundante, ter dificuldade para engolir e apresentar mudanças nos hábitos alimentares e paralisia das patas traseira.
>>Transmissão:
Se dá através da saliva, basta um arranhão, ou uma mordida na pele da vítima para que o vírus penetre no ser humano ou em outro ser.Os animais que transmite a doença são:morcego, raposas, gambás, guaxinins, furão e coiotes.
>> Tratamento:
Até hoje não se descobriu tratamento específico para raiva, porém são administrados medicamentos para aliviar a dor e amenizar os sinais e sintomas.
>>Quais são os sintomas da doença?
Nos primeiros dias o paciente passa a ter aumento de temperatura, náuseas e dor de cabeça. Pode ocorrer formigamento e dormência no local da mordedura e alteração de comportamento. A infecção progride, surgindo manifestações de ansiedade e hiperexcitabilidade crescentes, febre, delírios, espasmos musculares involuntários, generalizados e/ou convulsões. Pode surgir aumento de salivação, paralisia, alterações cardiorrespiratórias, retenção urinária, obstipação intestinal. O paciente se mantém consciente, com períodos de alucinações, até a instalação de quadro comatoso e evolução para óbito. Observa-se ainda dificuldade de deglutição, dificuldade em respirar, aumento na sensibilidade auditiva, aumento da sensibilidade a luz. O período de evolução do quadro clínico, após instalado os sintomas até o óbito é em geral de 5 a 7 dias.
>> Prevenção:
A prevenção da raiva se da através da