PREVEN O DO USO DE DROGAS NAS ESCOLA
INTRODUÇÃO
O uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples.
Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos e a adolescência (período marcado por mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe além da família) representa um momento especial no qual a droga exerce forte atrativo.
Faz-se necessário, portanto, uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais professores, enfim, toda a comunidade sobre os efeitos e consequências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social.
O desafio deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade melhor.
JUSTIFICATIVA
Vivemos em tempos terríveis, e dentre os males que assombram a sociedade, a droga figura como um de seus grandes expoentes. O projeto surgiu da necessidade de se falar abertamente sobre as drogas e de trocar e adquirir informações sobre o assunto.
Engana-”se quem acha que adolescentes aparentemente sem problemas nunca experimentaram drogas.” A adolescência é um momento em que a pessoa enfrenta limitações e frustrações. A droga funciona como uma fuga de tudo isso." Falar sobre drogas, porém, não basta, dependendo da forma como o assunto é tratado, pode até estimular a curiosidade pelo uso. "É preciso mostrar que a droga é algo que vai estragar o corpo."
A ação preventiva tem também como justificativa o diagnóstico da situação de risco da comunidade, que mostra um percentual elevado de pessoas envolvidas com o uso do álcool, tabaco, bem como diversas drogas ilícitas como maconha, cocaína e outras mais.
DELIMITAÇÃO DO TEMA:
1. “uma análise da visão dos adolescentes e jovens em idade escolar sobre o uso indevido de drogas.
PROBLEMA:
1. O estado de vulnerabilidade social e o desemprego possibilita a entrada do