PREVEN O AO USO DE DROGAS
USO DE DROGAS
O USO DE DROGAS É UM FENÔMENO SOCIOCULTURAL
COMPLEXO, O QUE SIGNIFICA DIZER QUE SUA
PRESENÇA EM NOSSA SOCIEDADE NÃO É SIMPLES.
NÃO SÓ EXISTEM VARIADOS TIPOS DE DROGAS, MAS
TAMBÉM SÃO DIFERENTES OS EFEITOS POR ELAS
PRODUZIDOS E A ADOLESCÊNCIA - PERÍODO MARCADO
POR MUDANÇAS E CURIOSIDADES SOBRE UM MUNDO
QUE EXISTE ALÉM DA FAMÍLIA - REPRESENTA UM
MOMENTO ESPECIAL NO QUAL A DROGA EXERCE
FORTE ATRATIVO.
Faz-se necessário portanto, uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais professores, enfim, toda a comunidade sobre os efeitos e consequências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social.
O desafio deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna.
As mais sérias pesquisas sobre a questão nos mostram um aumento do uso de drogas, mas principalmente, mostram-nos a necessidade de planejarmos ações preventivas adequadas ao grupo que desejarmos atingir. Prevenir não é banir a possibilidade do uso de drogas. Prevenir é considerar uma série de fatores para favorecer que o indivíduo tenha condições de fazer escolhas.
O uso indevido de álcool e outras drogas é fruto de um conjunto de fatores. nenhuma pessoa nasce predestinada a usar álcool e outras drogas ou se torna dependente apenas por influência de amigos ou pela grande oferta do tráfico. Nós seres humanos, buscamos elementos para aliviar dores e acirrar prazeres. Assim encontramos as drogas. Algumas vezes experimentamos, outras usamos sem nos comprometermos, e em outras, ainda abusamos.
Fatores relacionados ao uso de drogas:
Fatores Pessoais
De proteção
De Risco
Habilidades sociais Cooperação Habilidades para resolver problemas Vínculos positivos com pessoas, instituições e valores Autonomia Autoestima desenvolvida Insegurança Insatisfação com a vida Sintomas depressivos Curiosidade Busca de Prazer