Preston Tucker
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Disciplina: Análise Organizacional
Fichamento do Filme “Tucker: Um Homem e Seu Sonho”
Aluno: Bruno de Souza Jeronimo
Filme dirigido por Francis Ford Coppola, e lançado em 1988. Retrata a história da ascenção e queda de Preston Tucker e sua companhia “Tucker Corporation”, nos Estados Unidos, por volta de 1940-50, pós-segunda guerra mundial. O filme retrata Preston Tucker como um empreendedor, inventor e visionário, com traços fortes de personalidade, que em muito refletem em sua forma de gerenciar.
No período retratado, as tendências da indústria automobilística americana eram ditadas por três grandes companhias sediadas em Detroit, e o setor passava por um período de poucas novidades.
Observando a oportunidade, Tucker adquire uma planta automotiva pertence a fabricante Dodge, e inicia seus planos para construção de um novo modelo de veículo doméstico, de concepção moderna, com foco em segurança, traços diferenciados, e a ser produzido em massa.
No entanto, ele encontra diversas barreiras a suas ideias, dentro da própria companhia, por parte da base diretora/acionária, contrários as suas ideias, e, no ambiente externo, por parte das três maiores companhias dominante, a saber, Ford, General Motors e Chrysler, que, até o momento, não aparentavam qualquer interesse em investir em novos modelos e sim na manutenção da condição pré-existente de mercado.
A luz da análise organizacional, ficam bastante evidentes no caso de Tucker as questões relativas ao poder, mais especificamente as coalisões de poder. Se por um lado, Preston Tucker possuia e a seu favor a equipe de trabalho, contando com o apoio de engenheiros, projetistas, desenhistas, etc, envoltos pelo seu carisma, genialidade e carater de liderança (poder de referência), por outro, ele tinha teve que lidar com a alta cúpula de acionistas (poder de posição/autoridade formal), complemente