Prestigio do professor na contemporaniedade
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE DIREITO
CAROLINE DE SOUZA MEIRA
GISELA ROCHA GODINHO PINTO
O prestigio da profissão de docente e sua autoridade na sociedade contemporânea
OUTUBRO
2014
A crescente valorização da liberdade e autonomia do indivíduo na sociedade atual fez com que a autoridade do docente ficasse comprometida, sendo comumente confundida com domínio exacerbado. Os professores estão perdendo seu espaço de liderança, fazendo com que seja questionado seu espaço na hierarquia social. A desvalorização do docente pela sociedade contribui ainda mais para situações conflitantes onde sua autoridade é posta em questão.
A educação brasileira vem enfrentando uma série de problemas em escolas públicas e particulares. Nas escolas privadas ocorre com grande frequência a situação de o aluno afrontar e desrespeitar o professor com exigência, arrogância, muitas vezes pensando que esse profissional é seu funcionário.
A relação professor/aluno já existia mesmo antes de haver a sua sistematização, em que os aprendizes obtinham seu conhecimento com seus mestres, por meio de encontros em lugares informais. O contato entre professor e aluno pode tomar várias direções, pode haver casos em que haja uma rica experiência e crescimento de ambas as partes ou poderá também ocorrer justamente o oposto, em que a relação seja algo desgastante, cansativa, forçada e sem vida. Existem vários fatores que podem interferir neste relacionamento, ajudando ou também prejudicando.
A relação professor-aluno tem sido uma das principais preocupações do contexto escolar. Nas práticas educativas, o que se observa é que, por não se dar a devida atenção à temática em questão, muitas ações desenvolvidas no ambiente escolar acabam por fracassar.
Por parte de muitos estudiosos e pesquisadores, sabe-se que existe uma preocupação em contribuir para um trabalho mais rico e significativo nas escolas.