Prestação alimentícia: responsabilidade dos avós
1. Introdução---------------------------------------------------------3
2. Objeto e problema------------------------------------------------4
3. Justificativa--------------------------------------------------------5
4. Objetivo------------------------------------------------------------6
5. Quadro Teórico----------------------------------------------------7
6. Metodologia--------------------------------------------------------8
7. Referências Bibliográficas----------------------------------------9
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi elaborado para propor um aprofundamento quanto ao tema Direito Alimentício: Quando os avós possuem responsabilidade sobre o menor e para isto faz-se necessário rever um breve conceito de direito a alimentação, onde este não se restringe apenas ao fato de sustentar o filho menor, significando muito, além disso, onde irá ser incluída a educação, a assistência de saúde.
Serão enfocados até onde vai a responsabilidade dos pais em relação ao filho menor, toda essa situação sendo convertida para os avós, salientando-se que tal responsabilidade, na maioria das vezes vai para os avós paternos, devido o crescimento de pais adolescentes que não possuem condição psicológica e financeira para obter uma carga tão pesada que é o sustento de um filho.
Partindo-se desse pressuposto, mostrar-se-á os métodos de pesquisa, que objetivaram os direitos alimentícios, envolvendo pais e avós. Serão abordadas a importância da dignidade da pessoa humana e o quanto isso é importante e necessário para a obtenção de uma relação com a sociedade. Estará incluso no trabalho a disponibilização de artigos da CF/88 e do Estatuto da Criança e do Adolescente que abordam as necessidades básicas do menor, garantindo e defendendo seus direitos.
Em suma, serão