Pressão, fluídos e principio de pascal
Vamos ver o movimento dos Fluidos. Por fluido entende-se a matéria em condições de exibir movimento relativo entre as partes que a compõem. Gases e líquidos são exemplos de fluidos. Os fluidos têm a forma do recipiente que ocupam e, portanto, não mantêm a forma. Quando estão sob a ação de forças, ou melhor, pressão, os fluidos escoam com facilidade.
O movimento dos fluidos é estudado a partir da sua velocidade em cada um dos seus pontos e da sua densidade.
Em vez de se considerar as forças que atuam sobre cada partícula do fluido, preferimos introduzir o conceito de pressão. Assim, o objetivo do estudo do movimento é determinar a densidade e a velocidade do fluido em cada ponto como resultado de pressões exercidas sobre ele.
Na Hidrostática estamos interessados nas condições de equilíbrio dos fluidos. Nesse caso admitiremos que a velocidade de cada ponto do fluido é zero.
Densidade
A densidade (ρ) é uma propriedade importante de um fluido. Ela é obtida como o quociente entre a quantidade de massa m e o volume v que essa quantidade ocupa.
[pic]
Densidade relativa
Às vezes torna-se conveniente falar da densidade relativa de uma substância. A densidade relativa (ρr) é a razão entre a densidade da substância e a densidade da água:
[pic]
Peso específico
Define-se peso específico como a razão entre o peso da substância em módulo e o seu volume.
Portanto, o peso específico é o produto entre a densidade e a aceleração da gravidade.
[pic]
Pressão num fluído
Aplicar uma força num determinado ponto do fluido não provoca o seu movimento (ou de parte significativa dele). Para deslocarmos o fluido devemos "diluir" a força, aplicando-a sobre uma certa área do fluido, distribuindo a sua ação. Essa distribuição da força numa área A é o que denominamos pressão. A pressão é definida como a razão entre o módulo da força perpendicular à superfície e a área sobre a qual vamos aplicá-la:
[pic]
Por exemplo, quando aplicamos