Pressão específica de corte
Desenvolvimento Teórico
A Pressão Específica de Corte tem uma relação direta com os resultados da usinagem. Valores altos geram elevadas taxas de transferência de calor e grandes tensões residuais na peça, que podem comprometer sua integridade superficial. Níveis baixos resultam em menos danos à peça, indicando qualidade e eficiência da ferramenta de corte.
A pressão específica de corte é considerada um bom índice de usinabilidade dos materiais e permite compreender todo o processo de corte. Ela pode ser entendida como a razão entre a força de corte e a área da seção de corte, que por sua vez depende do avanço da ferramenta e da profundidade de usinagem. Vários fatores influenciam na pressão específica de corte, como o tipo de processo de usinagem, características da ferramenta, tipo de material da peça e os parâmetros de corte. Um exemplo é a velocidade de corte, pois quanto maior ela for, menor é a pressão específica de corte.
O principal valor da força específica de corte Ks é o ângulo de saída γ.
No caso de desvios das condições de usinagem dadas, são necessários fatores de correção.
Força de corte é o principal fator no cálculo da potência necessária para a usinagem, dependendo principalmente do material a ser usinado, das condições efetivas de usinagem, da seção de corte da usinagem e do processo.
A equação fundamental da Força de Corte também denominada de equação de
Kienzle permite relacionar as constantes do