Pressão de vapor de líquidos
Bacharelado em Química Engenharia Química
Prof. Dr. Sergio Pilling
Prática 6 – Pressão de Vapor de Líquidos
Determinação da pressão de vapor de líquidos em função da temperatura utilizando um isotencioscópio ou isoteniscópio. Verificar a influência da concentração na pressão de vapor de soluções. Objetivos: Determinar a pressão de vapor da água e de etileno glicol (C2H6O2) em função da temperatura utilizando um isotencioscópio ou isoteniscópio. Verificar a influência da concentração na pressão de vapor de soluções de água com açúcar utilizando esta técnica.
1) Introdução
As moléculas de um líquido escapam para a fase gasosa mesmo em temperatura inferiores ao seu ponto de ebulição. Quando o líquido é colocado num recipiente fechado a uma determinada temperatura, a pressão exercida pelas moléculas na fase gasosa altera-se até que o equílibro entre a evaporação e a condensação seja atingido. A pressão de equilíbrio é conhecida como pressão de vapor do líquido e independente das quantidades de vapor e líquido presentes e é uma característica do material. Ela aumenta com a temperatura até o ponto critico onde o sistema bifásico (líquido/gás) torna homogêneo. A figura abaixo mostra a dependência da pressão de vapor de diferentes líquidos em função da temperatura.
a)
b)
Fig. a) Pressão de vapor de diversos líquidos em função da temperatura (Mbeychok M., 2007 Wikipedia). b) Pressão de vapor da água em função da temperatura (Fox J. N., 1993 Phys. Educ. 28 190) Fís.-Qui. Exp. 1 – Prática 5: Tensão Superficial de Líquidos 1
O segundo princípio da Termodinâmica garante que quando duas fases α e β de um sistema fechado constituído de uma substância pura encontram-se em equilíbrio, a temperatura e pressão constantes, o potencial químico da substância tem o mesmo valor em ambas as fases, ou seja:
μα ( p, T ) = μ β ( p, T )
[1]
Se a temperatura (ou a pressão) do sistema bifásico for modificada, para que as duas fases