Pressão arterial
SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA GERAL
LUCIANA ALVES
DETERMINAÇÃO INDIRETA DA PRESSÃO ARTERIAL
PONTA GROSSA
2011
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA GERAL
LUCIANA ALVES
DETERMINAÇÃO INDIRETA DA PRESSÃO ARTERIAL
Trabalho destinado à disciplina de Fisiologia como avaliação parcial do 2º semestre de 2011 do curso superior de Farmácia.
Professor: Marcelo Machado Ferro
PONTA GROSSA 2011 DETERMINAÇÃO INDIRETA DA PRESSÃO ARTERIAL
Introdução
A medida indireta da pressão arterial é menos precisa que a medida direta, mas é o método utilizado para o diagnóstico e tratamento da hipertensão arterial. Apesar de ser um procedimento relativamente simples, fácil de ser realizado e não invasivo, pode estar sujeito a erros. Este trabalho enfatiza a técnica correta de medida indireta da pressão arterial e as possibilidades de erros relacionadas a equipamento, paciente, observador, ambiente e técnica.
Neste trabalho realizaram-se sucessivos testes:
Teste 1: Medida da Pressão arterial pelo Método Auscultatório
O esfigmomanômetro de coluna de mercúrio é o ideal para essas medidas. Os aparelhos do tipo aneróide, quando usados, devem ser periodicamente testados e devidamente calibrados. A medida da pressão arterial deve ser realizada na posição sentada, de acordo com o procedimento adequado.
Teste 2: Avaliação da Dependência Postural da Pressão Arterial (Mudança de Decúbito).
Durante a mudança de postura de deitado para de pé (posição ortostática) ocorre um rápido aumento na freqüência cardíaca, que é máximo por volta do 15º batimento após assumir a posição ortostática, seguido de uma relativa bradicardia, máxima por volta do 30º batimento. Diabéticos com