Pressupostos de aprendizagem
Através do seu próprio interesse, o aluno busca nos conteúdos apresentados pelo professor, fazer relação com sua realidade, assim ele pode tornar sua experiência mais rica. O novo conhecimento se apoia numa construção cognitiva que já existe, ou o professor auxilia na construção conhecimento no qual o discente ainda não dispõe. O nível de envolvimento na aprendizagem depende do interesse e disposição do aluno e também do empenho do professor no contexto da sala de aula.
A visão da pedagogia dos conteúdos desenvolve nos alunos a capacidade de processar informações e transformar a realidade em que vive. Em consequência, admite-se o princípio da aprendizagem significativa, que parte do que o aluno já conhece. O professor precisa compreender seus alunos, o que eles dizem ou pensam e os alunos precisam fazer o mesmo em relação a ele. Essa transferência de aprendizagem só se realiza no momento da operação mental, isto é, quando o aluno supera sua visão parcial e confusa e adquire uma visão mais nítida e ampla.
Resulta com clareza que o trabalho escolar precisa de avaliação, não como julgamento irreversível e como verdades absolutas, mas para mostrar para o aluno seu progresso em direção aos conhecimentos mais sistematizados. Ao fim do processo, o aluno já deve estar preparado para o mundo adulto de modo a praticar todo o aprendizado adquirido com a ajuda do professor, como a democracia, a liderança, a iniciativa e a responsabilidade, assim como ter formação ética no sentido de pensar valores, a saber, competências do pensar no âmbito da educação moral da tomada de decisões.