Pressuposto básico no gerenciamento de pessoas
Everaldo Barreto
Pressupostos Básicos no Gerenciamento de Pessoas (estudo de caso)
Tubarão, junho de 2006 .
Título: Pressupostos Básicos no Gerenciamento de Pessoas
Delimitação do tema: Quais valores um líder deve apresentar ao gerenciar pessoas?
Problema: De que forma um líder, ao utilizar a motivação, comunicação organizacional, gerenciamento de conflitos, poderá influenciar a qualidade de vida no trabalho oportunizando a organização uma melhor produtividade.
Objetivo geral: - Compreender as diversas habilidades que um líder deve apresentar no gerenciamento de pessoas.
Objetivos específicos: - Oportunizar a relação entre motivação, conflitos e comunicação empresarial para o desenvolvimento de uma organização. - Ressaltar a importância da motivação, para que os funcionários possam produzir com qualidade. - Identificar os tipos de conflitos existentes em uma organização e saber quais atitudes cabíveis para solucioná-los da melhor forma possível. - Analisar como a comunicação organizacional influência no dia – a – dia das organizações. - Conhecer teorias que levam ao entendimento do desenvolvimento humano. - Proporcionar aos líderes um estudo sobre seu importante papel mediante á outras pessoas.
Justificativa:
Como peça chave para este projeto, foi feita uma visita a uma Indústria de Plásticos na Cidade de Tubarão – SC. Observando sua estruturação, percebeu-se que, a falta de lideranças f azia com que os funcionários não levassem seus afazeres a sério, não havia um respeito mútuo entre os mesmos e muito menos ao líder da empresa. Sendo que não existia um setor de RH. Também nunca foi feito um trabalho de motivação com estes profissionais, muito dos conflitos tomavam proporções maiores, pois não havia intervenções adequadas para solucioná-los. A falta de comunicação levava os funcionários a podar suas idéias, até por medo de rejeição. Onde as únicas vezes que reivindicaram por matéria de segurança, não foram