Pressostato
Pressostato
Pressostato é um instrumento de medição de pressão utilizado como componente do sistema de proteção de equipamento ou processos industriais. A função básica do pressostato é de proteger a integridade de equipamentos contra sobrepressão ou subpressão aplicada aos mesmos durante o seu funcionamento.
Utilizando a tecnologia “Bourdon “, que consiste em tubo curvado em formato “C“ ou helicoidal , o pressostato, utilizado em sala, caracteriza-se pela alta confiabilidade, durabilidade e alta performance em processos.
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO
A pressão, atuando sobre o elemento sensível (tubo bourdon) determina a sua deformação elástica, que utilizada para pôr em função um ou dois micro-interruptores elétricos posicionados sobre valores de intervenção pré-determinados. Os micro-interruptores são do tipo com disparo rápido com rearme automático. Quando a pressão se afastar do valor de intervenção, regressando aos valores normais, ocorre rearme. O seu afastamento diferencial pode ser fixo ou regulável
Regulação
Cada micro-interruptor é independente, podendo ser regulado mediante um parafuso de regulação, de modo a que o mesmo possa disparar quando a pressão alcançar (em aumento ou diminuição) o valor desejado (ponto de intervenção).
VIBRAÇÕES MECÂNICAS
Podem em geral resultar no desgaste de algumas partes do instrumento ou provocar intervenções falsas. É portanto aconselhável instalar o instrumento perante a falta de vibrações. Em caso de impossibilidade é oportuno tomar precauções de modo a reduzir os efeitos.
TEMPERATURAS
Devido à temperatura, quer ambiente quer do fluído de processo, a temperatura do instrumento poderia exceder os limites admitidos (geralmente de -20°C a + 85°C). Portanto, neste caso, tomar precauções adequadas (proteções contra as radiações de calor,por exemplo).
CONTATOS
Ligação entre os contatos C e NA
• Fechará