pressostato
Vamos iniciar o nosso conhecimento sobre pressostatos entendendo
primeiro o que é um pressostato e quais as suas principais funções.
O que é um pressostato?
O pressostato é um dispositivo eletromecânico que recebe um sinal de pressão e o compara com sua escala interna. Após esta comparação, efetua a ação de ligar ou desligar o seu relê interno. Podem ser divididos em duas categorias em função de sua aplicação: controle ou proteção.
Controle:
Como controle por exemplo, podem ser utilizados para efetuar o liga e desliga do compressor, em função de uma pressão recebida pelo lado de baixa do sistema de refrigeração. Podem ser aplicados para sistemas com um único compressor e único evaporador como também para sistemas paralelos que alimentam vários evaporadores. Cada evaporador tem o seu próprio controle de temperatura responsável por ligar/desligar a válvula solenóide enquanto que o pressostato fica com a responsabilidade de parar o compressor.
Podem ainda ser utilizados como atuadores do controle de capacidade em compressores efetuando a parada do próprio compressor ou de estágios de capacidade deste equipamento.
Como controle, também temos o pressostato no lado de alta pressão sendo utilizado para controlar a operação do ventilador do condensador. Se existirem vários ventiladores, o correto é utilizar vários pressostatos com regulagens diferenciadas das pressões de liga/desliga, para operar com estágios diferenciados também e ocasionar um funcionamento mais harmônico e econômico da instalação de refrigeração.
Em algumas instalações, o pressostato é utilizado para fazer o recolhimento de líquido refrigerante (Pumpdown Control). Nesta aplicação o termostato instalado no ambiente efetua o desligamento da válvula solenóide da linha de líquido. Com isto o sistema comprime todo o fluido de refrigerante para o tanque de líquido até que a pressão de sucção atinja o valor ajustado no pressostato de baixa. Quando isto