pressiometro
FUNDAÇÕES
PRESSIÔMETRO
SÃO PAULO
ABRIL 2014
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Grupo
RA
Turma
Fernanda Gandra
T624HH-8
EC9Q33
Jefferson F. de Oliveira
T613GB-0
EC8P33
PRESSIÔMETRO
Trabalho de Fundações para composição da nota NP2 em Engenharia Civil apresentado à Universidade Paulista – UNIP.
Orientador: Prof. Marcus
SÃO PAULO
ABRIL 2014
1. introdução
O primeiro modelo de pressiômetro foi desenvolvido por Kogler no ano de 1933 na Alemanha. Na década de 60, o engenheiro francês Louis Menard fez avanços significativos no aparelho original de Kogler. Voltando para França depois de terminar seus estudos, fundou o Centre d’etudes Louis Menard com a finalidade de difundir a aplicação deste equipamento, segundo Briaud apud Bello a primeira aplicação ocorreu na cidade de Chicago, EUA com o intuito de obter propriedades de deformabilidade do solo para fins de projeto de fundações.
O engenheiro francês Jezequel, desenvolveu o primeiro pressiômetro auto perfurante (PAF) no Laboratoire dês Points et Chausses (LPC), e desde então tem ocorrido avanços significativos em termos de equipamentos, metodologia de interpretação prática e aplicação do ensaio pressiométrico. Consequentemente, grupos especializados no desenvolvimento e comercialização de novos equipamentos foram constituídos ao redor do mundo.
2. ENSAIOS PRESSIOMÉTRICOS
O ensaio pressiométrico é um ensaio efetuado “in situ”, tendo maior aplicação nos solos e rochas brandas ou solos duros. Este consiste na introdução de uma sonda cilíndrica dentro de um furo aberto no solo, e na aplicação de uma pressão que levará à expansão da sonda, tendo como consequência uma compressão horizontal do solo na zona envolvente.
O ensaio pressiométrico basicamente consiste na expansão de uma membrana flexível dentro de um furo por efeito de um fluido injetado, até conseguir deformar o furo.