Presidentes do regime militar
DANIELE
LORANE
PRESIDENTES DO REGIME MILITAR (1964-1985)
VALENÇA – BAHIA
NOVEMBRO / 2011
DANIELE
LORANE
PRESIDENTES DO REGIME MILITAR (1964-1985)
Trabalho apresentado como requisito avaliativo da disciplina de História, Turma 04, Turno Noturno, 3º Ano do COESVA – Colégio Estadual de Valença, sob orientação da professora Carla.
Valença – Bahia
Novembro / 2011
Os presidentes do regime militar (1964-1985)
A ditadura militar interrompeu o processo democrático brasileiro que durava desde o fim do Estado Novo de Vargas em 1945. Em 1º de Abril de 1964, o Congresso Nacional era aberto às pressas para que fosse declarada vaga a presidência da República, o gesto atropelou a constituição pois o presidente João Goulart estava em território nacional.
Ranieri Mazzilli, presidente da Câmara, assume figurativamente a presidência. A grande imprensa, a mesma que hoje é chamada de comunista pelos fascilósofos, apoia o golpe e declara a fuga do presidente e o retorno da "democracia".
Oito dias após o dia da mentira é declarado o primeiro dos nefastos Atos Institucionais. O AI-1 cassou mandatos, suspendeu imunidade parlamentar e estabilidade dos funcionários públicos.
Governo Castello Branco (1964 - 1967) - No dia 11 de Abril o congresso elege, em nome da "democracia", o chefe do Estado-maior do Exército, marechal Humberto de Alencar Castello Branco. Este governo duraria até as eleições de 1965, mas foi prorrogado por mais dois anos em nome do "amor, ordem e progresso".
O cearense Castello Branco tome posse quatro dias depois e consolida o golpe (chamado de revolução pelos defensores e fascilósofos). A ditadura mostra a sua cara: mais três Atos Institucionais são baixados, limitando a liberdade e dissolvendo todos os partidos políticos. São permitidos apenas dois novos partidos, a Arena (Aliança Renovadora Nacional) e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro). Na verdade, a existência do partido de oposição (MDB) serve apenas