Presidencialismo
No sistema presidencialismo o povo escolhe de forma direta o seu presidente e chefe de governo por mais que nem sempre as escolhas sejam as melhores, mesmo assim cada um tem o direito de escolher quem acha melhor, o problema é que se escolhermos errado só podemos corrigir este erro quatro anos depois ou através de impitman como no caso Collor.
Já no parlamentarismo, praticamente você escolhe um partido político, e o que tiver a maioria no Parlamento elege o 1º Ministro que de fato irá governar o país. O Presidente representa a nação e serve como moderador nos momentos de crise, podendo dissolver o Congresso e convocar novas eleições no caso do governo perder a credibilidade junto a sociedade.
No Presidencialismo o povo tem que esperar o término do mandato para trocar o governo. Por isso se diz que o Presidencialismo é um sistema gerador de crises.
No Parlamentarismo o Congresso pode ser dissolvido e eleito uma nova maioria e conseqüentemente um novo 1º Ministro e um novo governo. O país não fica paralisado porque o Presidente assume as funções do Estado enquanto um novo 1º Ministro não assumir o governo.
Afirmam que a Constituição de 1988 foi elaborada visando um Sistema Parlamentarista, mas um plebiscito posterior manteve o Presidencialismo. Por causa disso existem tantas crises entre o Executivo e o Legislativo. Quando o Presidente da República não tem uma maioria segura no Parlamento, como é o caso atual, se vê obrigado a fazer acordos com os Partidos para poder governar. Esses "acordos" são à base da corrupção. Não deveria ser assim todos deveriam vestir a mesma camisa, a política hoje é mais um negocio entre políticos do que representantes do nosso