Preservation of knowledge through networking with retirees
Resumo
Organizações Nuclear, na maioria dos países, durante muitos anos, sofreu um processo de redução da força de trabalho e de um deslocamento da idade média de seus profissionais técnicos para a faixa de meados dos anos cinquenta. A perda de ênfase ou eliminação para baixo de seus programas nucleares reduziu substancialmente a contratação de novos funcionários. Como resultado, algumas atividades de gestão do conhecimento com ênfase na preservação do conhecimento têm foram realizadas em muitas dessas organizações. Este trabalho é parte de um esforço de investigação em curso teve como objetivo estudar surgiu espontaneamente mecanismos de preservação do conhecimento no IPEN que poderia ser aproveitado e pode ser replicado em outras organizações. Em um trabalho anterior, recentemente apresentado no XXIX Sunbelt Redes Sociais Conferência uma primeira rodada de resultados foram apresentados, com destaque para: (a) avaliação da produção da rede, (b) a caracterização das suas principais propriedades globais e dos seus actores principais, e (d) prova da sua robustez. Este trabalho mostra alguns resultados, mais adiante, o mesmo caminho e começa uma nova perspectiva tentando desvendar os fatores e mecanismos que foram responsáveis pela criação e consolidação de esta rede.
1 O estudo de caso
No IPEN, o maior instituto de pesquisa da CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear - uma rede social, SN, envolvendo peritos aposentados surgiu naturalmente e está ajudando a transferir e manter vivo o conhecimento que de outra forma seriam perdidos pela instituição. condições que permitam que, presumivelmente, possibilitou a formação e a sustentabilidade dessa rede podem ser assim resumidas:
(A) existe uma regra dizendo que a progressão na carreira após a conclusão do mestrado e doutorado funcionários do IPEN são automaticamente concedido um aumento salarial significativo;
(B) do Ipen está situado na Universidade de