Presença de metais pesados nas águas do açude velho
Edivan Guilhermino; Leandro Leite; Thiago Morais 1
-------------------------------------------------
RESUMO
Esse artigo vem com o propósito de discutir a problemática ambiental existente no açude velho em Campina Grande, mais especificamente, relativo ao nível da presença de metais pesados neste corpo aquático. A determinação das concentrações destes metais foi relacionada a resolução ambiental (357/2005 CONAMA). Os resultados obtidos confirmaram a presença de cádmio e cobre em concentrações em concentrações inferiores às determinadas pela CONAMA. Mesmo apresentando baixos teores, a presença destes metais é potencialmente perigoso a população e o meio ambiente.
Palavras-Chave: Poluição Ambiental, Metais Pesados, Açude Velho.
1 – Graduandos em Engenharia Sanitária e Ambiental - UEPB
INTRODUÇÃO
Campina Grande é um município serrano com população de aproximadamente 360 mil habitantes. Está localizada a 120 km da capital da Paraíba - João Pessoa. O seu clima é de característica equatorial semi-árido, com temperaturas médias bastante amenas. Campina tem hoje uma atuante presença no turismo e produção científica, importando e exportando culturas e tecnologia.
A história da urbanização de Campina Grande, tem um forte vínculo com suas atividades comerciais desde os primórdios até os dias atuais. Essa história gira em torno de um açude localizado no centro da cidade, o Açude Velho, que durante o surgimento da cidade serviu de ponto referencial para os pioneiros comerciais.
Os impactos provocados pelos resíduos urbanos municipais podem estender-se para a população, por meio de poluição e contaminação dos corpos d’água e dos lençóis subterrâneos, dependendo do uso da água e da absorção de materiais tóxicos ou contaminados. A população em geral ainda está exposta ao consumo de carnes de animais criados em tais reservatórios o que podem levar à variadas formas de doenças devido aos