prescrição racionais de medicamentos
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA- CCSST
CAMPUS BOM JESUS
CURSO DE MEDICINA
PRESCRIÇÃO RACIONAL DE MEDICAMENTOS
IMPERATRIZ-MA
2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA- CCSST
CAMPUS BOM JESUS
CURSO DE MEDICINA
DISCENTEs: MARCOS VINICIUS; IRON GURVARA; MATHEUS AMORIM; RONALDO PEREIRA; HEIDE LOREIN
PRESCRIÇÃO RACIONAL DE MEDICAMENTOS
Relatótio apresentado na disciplina de farmacologia do curso de medicina, ministrada pelo professor MSc Aramys Reis, como requisito para obtenção parcial de nota.
IMPERATRIZ-MA
2015
INTRODUÇÃO
O sucesso terapêutico no tratamento de doenças depende de bases que permitam a escolha do tratamento, medicamentoso e/ou não medicamentoso, a seleção do medicamento de forma científica e racional, considerando sua efetividade, segurança e custo, bem como a prescrição apropriada, a disponibilidade oportuna, a dispensação em condições adequadas e a utilização pelo usuário de forma adequada. Dessa forma, as decisões clínicas e as relações estabelecidas entre os profissionais e usuários são determinantes para a efetividade terapêutica.
A farmacoterapia tem um papel importante na prevenção, manuten- ção e recuperação da saúde melhorando a qualidade e a expectativa de vida da população. O constante progresso das ciências da saúde possibilita a introdução de novos compostos para a prevenção e o tratamento de doenças que eram consideradas no passado incurá- veis. Contudo, a prescrição e utilização imprópria de medicamentos é uma das principais causas de complicações à saúde e prejuízos econômicos e sociais.
Assim, o URM pode reduzir os custos com a saúde diminuindo as interna- ções, o tempo de permanência hospitalar e prevenindo procedimentos clínicos e cirúrgicos dispendiosos.
O URM se inicia durante a prescrição médica simultânea a análise da situa- ção geral e das necessidades particulares do paciente. Assim, os profissionais