preposicões
Função das preposições
Chamam-se preposições os vocábulos gramaticais invariáveis que relacionam dois termos de uma oração, de tal modo que o sentido do primeiro (antecedente) é explicado ou completado pelo sentido do segundo (consequente). Assim:
Antecedente Preposição consequente
Foi a Roma
Compareceu à hora prevista
Fugiu de casa
Vibrou de alegria
Mora com a família
Combinou com você
Forma das preposições
Quanto à foram, as preposições podem ser:
a) simples, quando expressas por um só vocábulo;
b) compostas (ou locuções prepositivas), quando constituídas de dois ou mais vocábulos, sendo o último deles uma preposição simples (geralmente de).
Preposições simples
As preposições simples são: a com em por (per) ante contra entre sem após de para sob até desde perante sobre trás
Tais preposições se denominam também essenciais para se distinguirem de certas palavras que, pertencendo normalmente a outras classes, funcionam às vezes como preposições e, por isso, se dizem preposições acidentais. Assim, afora, conforme, consoante, durante, exceto, fora, mediante, não obstante, salvo, segundo, senão, tirante, visto, etc.
Locuções prepositivas
Eis algumas locuções prepositivas: abaixo de a fim de acerca de além de acima de antes de a despeito de ao lado de adiante de ao redor de a par de em redor apesar de em torno de a respeito de em vez de atrás de graças a através de junto a de acordo com junto de abaixo de para baixo de de cima de para cima de defronte de para com dentro de perto de depois de por baixo de diante de por causa de embaixo de por cima de em cima de por detrás de em frente de por entre em lugar de por trás de
Significação das preposições
1. A relação