Preparo F Sico
Período pré-competitivo
Férias são ótimas para descansar, mas não só para isso. É neste período que o tenista prepara o corpo e a mente para as durezas de mais uma temporada.
Eduardo Faria<Br> | Fotos Ron C Angle em 12 de Dezembro de 2006 às 09:24
O período de férias é propício para o tenista fazer uma recuperação física e mental. Física, porque os músculos, tendões e articulações precisam se recuperar, e mental porque a cabeça cansa de tanta pressão, competições, expectativas, frustrações e perdas - porque o tênis é um esporte em que geralmente mais se perde do que se ganha, e é preciso um descanso para recarregar as energias.
#R#
Ficar totalmente parado, sem movimentar o corpo, pode acarretar uma perda acentuada de rendimento. O ideal é procurar suar uma camisa por dia praticando outros esportes e, de preferência, um esporte que você goste, que sinta prazer em praticá-lo, mas sempre com o objetivo da recreação e divertimento.
Jogador amador
O corpo do jogador amador também precisa de um descanso. Se você é daqueles que competem o ano todo e nas férias ainda se inscreve numa clinica para jogar mais e mais, cuidado, você pode levar o seu corpo à exaustão, prejudicando o seu rendimento para o próximo ano.
Quando faltar um mês para iniciar o período competitivo, faça uma avaliação física geral e em seguida inicie um trabalho de musculação e corrida, orientado por um professor de Educação Física.
Programação do treinamento
Durante esses quase vinte anos que trabalho com tênis, sempre encontrei certa dificuldade na integração do treinamento aplicado na quadra com o trabalho físico. Normalmente na preparação física você quantifica o volume e intensidade dos treinos. Exemplo: na musculação você programa o número de exercícios, a duração dos intervalos entre as séries, a quantidade da carga aplicada naquela semana etc. Isso faz com que se tenha um maior controle do trabalho que está sendo aplicado.
Na quadra, o que se notava é que os treinadores aplicavam