PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE UMA SOLUÇÃO DE NaOH 0,1 mol/L
Preparar e padronizar uma solução de hidróxido de sódio 0,1 mol/L.
2- Introdução:
O preparo e padronização de soluções é muito importante para um bom procedimento de uma análise quantitativa, pois as soluções são preparadas a partir da pesagem rigorosa do soluto e dissolvendo-o no solvente, ficando assim imediatamente conhecida a sua concentração exata. Estas soluções são designadas Soluções Padrão..
A determinação da concentração de uma solução (solução problema) a partir de sua reação quantitativa com uma quantidade conhecida de uma substância que é pura (padrão primário) é chamada de titulação de padronização, ou simplesmente padronização. Neste caso, após ter sua concentração determinada, a solução problema passa a ser uma solução padronizada. Um padrão primário deve ter sua composição exatamente conhecida, são reagentes quimicamente puros. No caso do NaOH, não pode ser utilizado como padrão primário por ser muito higroscópico, ou seja, absorve umidade. Portanto devemos padronizar as soluções de NaOH com reagentes ácidos de padrões primários (biftalato de potássio).
Desta forma pode-se verificar que a concentração pode ser expressa por diversas combinações de unidades, originando um grande número de denominações para a grandeza concentração (RUSSEL, 1994, p. 502).
O biftalato de potássio tem características de um padrão primário: é de fácil obtenção e conservação, massa molar elevada, reações que participam são rápidas e praticamente completas e estável ao ar.
Titulação é o processo empregado em Química para se determinar a quantidade de substância de uma solução pelo confronto com outra espécie química, de concentração e natureza conhecidas. A espécie química com concentração definida recebe o nome de titulante, que é, em geral, uma solução obtida a partir de um padrão primário. A solução a ter sua concentração determinada recebe o nome de titulado.
O fenômeno da dissolução de um sólido é o resultado da interação de forças