Preparo e Padronização de Soluções
Substâncias que são instáveis, podem se degradar ou sofrer alterações, e assim não se pode garantir a sua pureza ao longo do tempo, e portanto, não se sabe ao certo sua concentração,pois ela pode variar.
A padronização de uma solução tem por finalidade determinar a concentração real de um soluto em uma solução. Conhecer a concentração real é importante quando a solução será utilizada para fins quantitativos, ou seja, ela será usada para análises quantitativas como em titulações.
A padronização, também chamada de fatoração, é feita por compraração com uma outra solução padronizada ou por titulação ou comparação com um padrão primário.
Um padrão primário é um composto não instável com pureza suficiente para permitir a preparação de uma solução padrão mediante a pesagem direta da quantidade da substância, seguida pela diluição até um volume definido de solução.
Um padrão secundário é uma substância que pode ser usada nas padronizações, cujo teor da substância ativa foi determinado pela comparação contra um padrão primário;
Objetivo
Preparar e padronizar a substância NaOH (Hidróxido de sódio), utilizando o padrão primário C4H5KO4 (Biftalato de potássio), para saber sua concentração real.
Materiais e métodos
Água deionizada;
Hidróxido de sódio;
Biftalato de potássio;
Fenolftaleína;
Balança analítica;
Béquer 50 ml;
Bureta 25 ml;
Erlenmeyer 250 ml;
Pipeta de Pasteur;
Funil de vidro;
Balão volumétrico 1L;
Suporte universal;
Procedimentos
EXPERIMENTO 1:
Realizar cálculos para definir a massa de NaOH necessária para se preparar 1 L de solução. Após o resultados encontrado leva-se um béquer na balança analítica e tara-se o peso do béquer depois pesa-se a massa do NaOH definido no calculo realizado. Logo após coloque um pouco de água deionizada no béquer e transfira para um balão volumétrico com capacidade de um litro (OBS: antes de realisar a transferência certifique-se de que o balão esteja lavado