preparo e padronização de soluções
OBJETIVO
INTRODUÇÃO
MATERIAIS
Equipamentos:
- Balança semi-analítica (+/- 0,001g);
- Pipeta volumétrica de 25,0 mL;
- Erlenmeyer de 250 Ml;
- Pipeta graduada de 10,00 mL;
- Proveta de 10,00 mL;
- Conta gotas;
- Pissete com água destilada;
- Pêra de sucção;
- Béqueres.
Reagentes:
- H2SO4 concentrado (98% (m/m), d= 1,84 g/cm3);
- NaOH sólido 97% (m/m);
- Solução de Na2CO3 (0,10053 eq/L)
- Soluções dos indicadores visuais vermelho de metila e fenolftaleína;
- Água destilada – H2O.
METODOLOGIA
I) Lavou-se um béquer de 250 mL e uma pipeta graduada. No béquer adicionou-se cerca de 150 mL de água destilada. Com a pipeta, devidamente seca, transferiu-se cuidadosamente o volume calculado de H2SO4 concentrado para o béquer, com agitação lenta e constante. Completou-se o volume do béquer com água destilada, ajustando corretamente o menisco.
Rinsou-se 2 vezes uma bureta, previamente lavada, com porções de 10 mL da solução titulante H2SO4 preparada anteriormente. Colocou-se a vidraria no suporte e preencheu a com a solução titulante, ajustando o menisco corretamente.
Rinsou-se uma pipeta volumétrica, previamente lavada, com uma solução-padrão de Na2CO3. Transferiu-se quantitativamente uma alíquota de 25,0 mL da solução de carbonato de sódio para um erlenmeyer de 250 mL, previamente lavado, e adicionou-se 25 mL de água destilada. Posteriormente, adicionou-se 4 gotas da solução do indicador vermelho de metila à solução contida no erlenmeyer.
Iniciou-se a titulação, gotejando a solução titulante contida na bureta (H2SO4) sobre a solução titulada de Na2CO3, com agitação constante e homogênea (movimentos circulares). Após a alteração da coloração amarela-> rosada em toda a solução contida no erlenmeyer, interrompeu-se imediatamente a adição da solução titulante. Anotou-se o volume de H2SO4 utilizado.