Preparo E Padroniza O Da Solu O De Hidr Xido De S Dio O 1 M
1746 palavras
7 páginas
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL (SENAI)TÉCNICO EM QUÍMICA
DETERMINAÇÃO DE CLORO ATIVO
ALISON SILVA FERREIRA
ROMULO BARBOSA
TURMA S018647
FEIRA DE SANTANA
2015
ALISON SILVA FERREIRA
ROMULO BARBOSA
DETERMINAÇÃO DE CLORO ATIVO
Relatório de Caráter Avaliativo da Disciplina Análises Químicas do Curso Técnico em Química do SENAI / Feira de Santana para Obtenção de Nota na Disciplina, sob Orientação da Prof.ª Cíntia Reis.
FEIRA DE SANTANA
2015
1 INTRODUÇÃO
Solução é uma dispersão particular homogênea de duas ou mais substâncias, ou seja, um estado em que as substâncias estão subdivididas de modo que suas partículas estejam em dimensões moleculares, atômicas ou iônicas, dependendo da natureza das substâncias (RAMOS & MENDES, 2004).
De acordo com a quantidade de soluto dissolvido, podemos classificar as soluções em: soluções saturadas (contêm uma quantidade de soluto dissolvido igual à sua solubilidade naquela temperatura, isto é, excesso de soluto, em relação ao valor do coeficiente de solubilidade, não se dissolve, e constituirá o corpo de fundo), soluções insaturadas (contêm uma quantidade de soluto dissolvido menor que a sua solubilidade naquela temperatura) e soluções supersaturadas (instáveis) que contêm uma quantidade de soluto dissolvido maior que a sua solubilidade naquela temperatura (INFO ESCOLA, 2015).
As propriedades das soluções (i.e. cor, sabor, etc.) dependem de sua concentração, dada pela razão entre a quantidade de soluto e o volume da solução. A concentração é expressa, comumente, em mol(s) do soluto por litro de solução. Tal concentração é chamada de molaridade da solução (RAMOS & MENDES, 2004).
São consideradas soluções padrão aquelas que possuem concentração exatamente conhecido. É desejável que a concentração das soluções de trabalho possa ser determinada com erro inferior a 0,1% (INFO ESCOLA, 2015). Quando o reagente não é disponível em sua forma mais pura, como no