preparo quantitativo de soluções e determinação de ácido acético em vinagre.
Equipe: Caroline Treml e Amanda Chaves (C1)
Relatório resumido: O objetivo desse experimento é aprender métodos para determinar precisamente a concentração de uma solução. Primeiro, calculamos a massa de NaOH necessária para o preparo de 250 ml de uma solução 0,1mol/L e em seguida pesamos rapidamente a amostra já que o hidróxido de sódio é um composto higroscópico, ou seja absorve água. Segundo, adicionamos cerca de 30 ml de água, e misturamos até dissolver todo o NaOH. Como a reação é exotérmica tivemos que ter cuidado e esperamos a solução esfriar. Em seguida, transferimos a solução para um balão volumétrico e o avolumamos até completar os 250 ml e o homogeneizamos. O processo está representado no fluxograma abaixo:
Como o hidróxido de sódio é higroscópico não pode ser usado como padrão primário, porém o biftalato de potássio pode já que ele não é higroscópico nem instável, portanto, o usamos para determinar a concentração da solução de NaOH por titulação. Inicialmente, pesamos 0,4g de biftalato de potássio e o transferimos para um erlenmeyer de 250 ml, onde adicionamos água para dissolver o sólido e adicionamos 3 gotal de fenolftaleína. Em seguida, ambientamos a bureta com a solução de hidróxido de sódio e depois preenchemos a bureta com a solução. Depois iniciamos a titulação. E quando a solução ficou rosa claro foi quando a reação já tinha excesso de NaOH. E repetimos o procedimento duas vezes. E calculamos a concentração da solução de hidróxido de sódio. O procedimento está representado no fluxograma abaixo:
Como já calculamos a concentração da solução de hidróxido de sódio, podemos usa-la como um padrão secundário para determinar a concentração de ácido acético no vinagre. Começamos pegando 3 ml de vinagre e transferindo para um erlenmeyer de 250 ml. Depois adicionamos 100 ml de água e 3 gotas de fenolftaleína. E iniciamos a titulação.