Preparo de Soluções
DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA
PREPARO DE SOLUÇÕES
Franciele Santos
Genesio Gonçalves F Neto
SUMÁRIO
1 – Introdução e objetivos
1.1 - Introdução
Soluções são sistemas homogêneos formados por uma ou mais substâncias dissolvidas (soluto) em outra substância presente em maior proporção na mistura (solvente). Um soluto é caracterizado pela sua solubilidade. Quando uma solução contém uma quantidade de soluto dissolvido menor que a sua solubilidade nessa temperatura, dizemos que essa solução é insaturada. Quando a quantidade de soluto dissolvida é igual ou maior que a sua solubilidade nessas condições, dizemos que as essas soluções são saturadas e supersaturadas respectivamente. Existem soluções ácidas, básicas e neutras.
1.2 – Objetivos
Preparar soluções de ácidos e bases a fim de serem usadas em análise volumétrica.
2 - Revisão da literatura
A preparação de soluções requer alguns cuidados. Estes estão diretamente relacionados com a solubilidade limitada da maioria das substâncias, a mudança de volume da mistura e a alteração da temperatura da mistura.É conveniente, sempre que se preparam soluções desconhecidas, consultar tabelas com dados de solubilidade. Evita-se assim o inconveniente de obter "soluções" turvas ou com duas fases, devido à adição não adequada da quantidade de soluto.
As etapas a realizar para a preparação de soluções são as seguintes:
2.1. Cálculo da quantidade de composto necessária:
• Conhecidos a concentração e o volume da solução a preparar, calcula-se a quantidade química de soluto que é necessário diluir. • Converte-se essa quantidade química em massa ou volume e procede-se à medição dessa massa ou volume.
2.2. Medição
• Para a medição de volumes usa-se:
• Provetas para medições não rigorosas • Pipetas para medições rigorosas • Balões volumétricos para diluições rigorosas
2.3.